Notícias

Munual aborda a Norma de Desempenho - NB 15.575

Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais

Resultado do empenho de entidades que operam no setor de projetos e da Câmara da Indústria da Construção da Fiemg na busca pela excelência na construção de habitações, surge o Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais, que teve seu lançamento oficial no Minascon 2016, entre os dias 07 e 09 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

A FIEMG, com o apoio do Sinduscon-MG, criou, em novembro de 2013, a Secretaria de Desempenho da Indústria da Construção. A proposta, para criação de um Manual referência, foi e vem sendo articular ações e projetos para o aprimoramento das indústrias que compõem a cadeia de produção do setor, melhorar os produtos e serviços em conformidade com as exigências da Norma de Desempenho, aumentando assim as possibilidades de geração de negócios para as empresas do estado.

A Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG), o Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo (Gemarq), a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece- Regional Belo Horizonte), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-MG), o Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), a Escola de Engenharia e Arquitetura da UFMG e o Instituto Metodista Izabela Hendrix foram os responsáveis técnicos do Manual.

Segundo Mayra Regina Martins Soares, coordenadora do projeto Secretaria de Desempenho do SENAI-MG, entre as ações desenvolvidas está a sistematização dos agentes responsáveis pela fase de concepção e projeto das edificações, que promete estabelecer diretrizes, práticas e ferramentas para garantia do seu desempenho, considerado estratégico nas novas práticas de mercado. “O manual conjuga aspectos técnicos e gerenciais, estabelecendo um roteiro e fluxo de trabalho para o desenvolvimento integrado das disciplinas de projeto de edificações”, explica.

De acordo com Trindade, a Abrasip-MG rapidamente identificou que a norma de desempenho impactava diretamente nas atividades dos seus associados e, desde então, montou uma comissão técnica para tratar desse assunto. “Essa comissão tem gerado frutos, a exemplo da recomendação técnica voltada para os associados da Abrasip-MG e a participação em outras comissões, como a da FIEMG. Nela, tivemos participação ativa e tem sido gratificante trabalhar em conjunto com outras instituições para ajudar na aplicação da norma. Acredito que o manual será de grande valia para a cadeia da construção”, pontua o engenheiro.

Segundo Soares, o manual se tornará uma ferramenta pioneira para que as empresas construtoras e incorporadoras exerçam seu poder de contratação e coordenação de projetos, cada vez mais essencial para o sucesso dos empreendimentos. “Esse guia é um exemplo referencial de como as universidades, construtoras, empresas de projeto e associações podem se reunir de maneira colaborativa para produzir uma ferramenta que, com base científica, será de grande utilidade para o mercado”.

O engenheiro Rodrigo Cunha Trindade, presidente da Abrasip-MG e Carla de Paula Amaral Macedo, vice-presidente de Atividades Técnica da Abrasip-MG, participaram intensamente do Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais. A equipe da Agência Energia, como associada da Abrasip-MG, ficou responsável pela elaboração da disciplina Geração de Água Quente. A empresa mais uma vez coloca seus conhecimentos e profissionais para colaborar para melhoria do mercado e ajudar na qualidade dos serviços de projetos que visam o desempenho das construções.

 



Publicado em 9 de setembro de 2016 / Abrasip MG e Agência Energia


Conte com a Agência Energia

Fale com um de nossos consultores através do formulário de contato.

Entrar em Contato